ANEP - Portugal

Associação Nacional para a Educação Pré-Natal

segunda-feira

A ANEP o que é?

O que é a Associação Nacional para a Educação Pré-natal?

A ANEP tem por objectivo reunir os conhecimentos actuais sobre a vida pré-natal e sobre a ligação mãe-filho-pai que se cria e que actua de forma determinante durante este periodo.

As observações e pesquisas nos domínios sensorial, afectivo, mental e celular são dispersas por natureza. Reunidas, tomam um sentido global que permite passar à acção.

A quem interessam estes conhecimentos?

- Aos futuros pais, que podem favorecer um desenvolvimento físico e psíquico harmonioso da criança por nascer, através de uma vida sã, da comunicação precoce com a criança, da expressão do seu amor por ela... Isto, com toda a liberdade, de acordo com a sua própria natureza e a sua própria cultura.

- Aos técnicos que acompanham a gravidez, e que neles encontram elementos susceptíveis de afinar a sua prática, de melhor informar os futuros pais e de ajudá-los na sua vida quotidiana. O seu papel é dos mais importantes.

- Aos jovens que, de imediato, se sentem valorizados e responsabilizados com vista ao seu futuro papel de pais.

- Aos educadores e pais, que passam a dispor de um meio poderoso para esclarecer os jovens na conquista de uma autonomia responsável.

- Ao público em geral, porque é necessário uma tomada de consciência colectiva.

- Às entidades sociais responsáveis, uma vez que a educação pré-natal natural, positivada pelos pais, é a prevenção mais fundamental e o seu custo é mínimo.

Meios de Informação

- Organização de Congressos Nacionais ou Mundiais sobre Educação Pré-Natal, participação em congressos, salões, feiras culturais, emissões de rádio, etc.

- Conferências públicas em escolas de enfermeiras, de parteiras, de educadores, em estabelecimentos escolares, etc...

- Documentos: Livros, actas de Congressos Nacionais ou Mundiais sobre a educação pré-natal, textos de conferências diversas, cassetes audio e video.

A Associação é membro aderente do Movimento Mundial das Mães e da Organização Mundial das Associações para a Educação Pré-Natal.